domingo, 17 de outubro de 2010

I SEMINÁRIO SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM MUSEUS


Organização: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Coordenação: Isabel Ayres Maringelli (coordenadora da Biblioteca Walter Wey) e Gabriel Moore Forell Bevilacqua (Centro de Documentação e Memória)

Data: 25 e 26 de Novembro de 2010

Local: Auditório VITAE - Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço: Largo General Osório, 66 - 5º andar, Sta. Efigênia, São Paulo/SP - CEP 01213-010

Contatos: imaringelli@pinacoteca.org.br (Isabel Ayres Maringelli) e gmoore@pinacoteca.org.br (Gabriel Moore Forell Bevilacqua) - Telefones: (11) 3335-4994 / 3335-4997

Sítio eletrônico: www.pinacoteca.org.br


Apresentação

Com o desenvolvimento e a evolução das ferramentas informatizadas de organização e disseminação da informação e a universalização das redes de computadores, o potencial informativo das instituições museológicas tem se expandido enormemente nas últimas duas décadas. O tradicional foco dos museus na utilização de recursos expositivos e publicações analógicas como principais meios de comunicação de seus acervos, e da extroversão de conhecimentos gerados a partir de suas atividades não se coloca como uma perspectiva a ser suplantada, mas, sim, potencializada. A especificidade da instituição museológica, fruto de sua natureza preservacionista e da garantia da permanência material e temporal de uma seleção representativa da cultura humana, aliada à capacidade de ressignificação e fruição críticas desses conjuntos, apontam também para uma apropriação peculiar do universo digital contemporâneo. As novas tecnologias podem ser interpretadas como recursos necessários para a expansão de ações de extroversão informativa e cognitiva, mas de fato, não poderão substituir o caráter único e presencial da experiência museal. Sem dúvida, a intensificação da produção e circulação digital de objetos, obras e documentos deverão incidir diretamente na concepção e no entendimento da materialidade de nossos acervos e, por consequência, nas estratégias e nos métodos que utilizamos, mas é mais que provável que o museu como espaço de trabalho da memória e preservação cultural mantenha sua forma e seu sentido institucional.

Mas por que abordar a informação nos museus e quais seriam as especificidades desse conceito na realidade dessas instituições?

As instituições museológicas se constituem em espaços privilegiados para as discussões que envolvem a ciência da informação, a museologia e a arquivística. Isso se dá por dois fatores mutuamente imbricados: trata-se de uma das poucas organizações que possui (em maior ou menor grau dependendo da tipologia do museu e do seu tamanho) acervos constituídos por conjuntos de objetos/documentos de três naturezas (museológica, arquivística e biblioteconômica), e gera vastas demandas de organização e disseminação de informação, tanto interna quanto externa. Da disponibilização de informações sobre seus acervos à extroversão do conhecimento produzido por suas ações técnicas e de pesquisa, e da utilização e circulação interna de recursos procedimentais e informativos ao diálogo obrigatório com a sociedade civil por meio da transparência de seu funcionamento. Assim, o museu se constitui em um rico campo não só para investigações teóricas 2

envolvendo uma perspectiva de políticas integradas de informação, mas também como espaço de experimentação e aplicação de novas ferramentas de tecnologia da informação. Apesar da cada vez mais ampla a necessidade de um enfoque integrado, é necessário ressaltar que não se trata de justificar a negação das independências teórico-metodológicas de nenhuma ciência ou disciplina aqui envolvida. A perspectiva da informação não é suficiente para resolver todas as questões colocadas em cada uma dessas áreas do conhecimento ou materializadas por acervos de naturezas diversas, mas pode ser entendida como um ponto de inflexão comum se analisada pelo viés dos serviços ou das demandas geradas a partir de uma realidade institucional específica.

É a partir desse paradigma que se delineiam os objetivos e as propostas desse encontro. Primeiramente, a reunião de profissionais e estudiosos de museus e áreas correlatas com o intuito de debater especificidades e tendências relativas à produção, circulação e disseminação de informação em instituições museológicas e outras similares que detenham acervos culturais, e apresentar experiências, ferramentas e metodologias aplicadas neste contexto.


PROGRAMA

1º DIA

25 de Novembro de 2010

Credenciamento

08h30 - Auditório VITAE - Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo

Abertura

9h00 - Marcelo Mattos Araujo (Diretor executivo - Pinacoteca do Estado de São Paulo)

1º Tema: A informação no museu: conceitos e lugares em perspectivas presentes e possibilidades futuras

Ementa: apresentação e discussão do conceito de informação e serviços de informação dentro de uma perspectiva da teoria museológica contemporânea e das possibilidades apresentadas pelos novos paradigmas compartilhados com as chamadas ciências da informação e tecnologias da informação.

09h15 - Prof. Dr. Ulpiano Bezerra de Meneses (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)

10h45 - Pausa para o café

11h00 - Profa. Dra. Giulia Crippa (Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo)

12h30 - Pausa para o almoço

14h00 - Profa. Dra. Johanna Wilhelmina Smit - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

2º Tema: O uso da informação: experiências, metodologias e ferramentas

Ementa: apresentação e discussão de ações e aplicações já realizadas no âmbito da produção, circulação e disseminação de informações em instituições culturais.

15h30 - Milan Hughston - Chief of Library and Museum Archives / Museum of Modern Art (MoMA - Nova York) / representante do projeto New York Art Resources Consortium (NYARC). Mediação/comentários: Marilúcia Bottallo (Museóloga e Membro do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado)

17h - Lançamento dos Anais do I Seminário Internacional Arquivos de Museu e Pesquisa (MAC-USP / Pinacoteca do Estado de São Paulo - 09 e 10 de Novembro de 2009)

18h00 - Encerramento dos trabalhos do dia 4

2º DIA

26 de Novembro de 2010

Continuação - 2º Tema: O uso da informação: experiências, metodologias e ferramentas

Mesa 1

09h00 - Profa. Dra. Ana Belluzzo (Comitê de Pesquisa do International Center for the Arts of the Americas do Museum of Fine Arts, Houston, EUA) e Maria Celina Soares de Mello e Silva - Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro/Brasil).

Mediação: Gabriel Moore (coordenador do Centro de Documentação e Memória - Pinacoteca do Estado de São Paulo)

10h30 - Pausa para café

Mesa 2

10h45 - Profa. Dra. Maria Christina Barbosa de Almeida (Diretora da Biblioteca Mário de Andrade e Redarte/SP) e Ivani Di Grazia Costa (Coordenadora da Biblioteca e Centro de Documentação do MASP e Redarte/SP) e Tânia Francisco Rodrigues (Coordenadora - Núcleo de Enciclopédias Itaú Cultural). Mediação: Isabel Ayres (Coordenadora da Biblioteca Walter Wey - Pinacoteca do Estado de São Paulo)

12h15 - Pausa para almoço

Mesa 3

13h45 - Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (Docente do MAC-USP e organizadora do Projeto GT Arquivos de Museus e Pesquisa), Gilson Gemente (Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro/Brasil) e Cecília Machado (Diretora do Sistema Estadual de Museus - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo).

Mediação: Dra. Ana Paula Nascimento (Curadora - Pinacoteca do Estado de São Paulo)

15h15 – Coffee-break

Mesa 4

15h30 - Marilúcia Bottallo (Museóloga e Membro do Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado) e Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). Mediação: Prof. Dra. Telma Campanha de Carvalho Madio (Faculdade de Filosofia e Ciências/UNESP)

17h00 - Profa. Dra. Maria Cristina Oliveira Bruno (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo)

18h30 - Encerramento do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário