sábado, 17 de julho de 2010

Pelé lança pedra fundamental do seu museu

O sonho do Rei Pelé de ver um museu em sua homenagem construído começou a sair do papel nesta quinta-feira. Durante solenidade no Centro Histórico de Santos, a prefeitura da cidade lançou a pedra fundamental da obra. Com a presença de vários políticos da região; alguns ex-jogadores de futebol, casos de Clodoaldo, Pepe e Coutinho; além do presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro; e do filho do Rei, Edinho, o Atleta do Século XX deu o pontapé-inicial para o começo das obras.

Satisfeito, Pelé disse aos inúmeros jornalistas que se acotovelavam por uma palavra sua, sobre a sua felicidade pelo início da execução do projeto que irá construir o museu. “É uma satisfação muito grande, após tantos anos de luta. E é muito bom você ver que, mesmo que depois de tanto tempo, o povo continua me respeitando e agora você poder deixar algo para as novas gerações: essas relíquias. É motivo de muita alegria para mim”, disse.

Na ideia do projeto, a construção manterá traços próximos aos dos casarões do século XIX (característicos do Valongo, bairro de Santos onde o museu será erguido), mas que, internamente, haverá uma maior liberdade para inovações.

O projeto arquitetônico conta com três blocos interligados: o ‘Central’ (550 m ), com a entrada, lojas, café e sanitários; o ‘Um’ (1.405 m ), que terá exposições e auditório de 80 lugares para documentários e os gols de Pelé; no Bloco ‘Dois’ (1.232 m ), ficará o acervo de Pelé. O setor administrativo do Museu Pelé ficará no piso de cima.

Durante o evento, Pelé lacrou uma cápsula do futuro com dvds, camisas do Santos e outros itens que serão abertos daqui a 30 anos, ano do centenário do Rei do Futebol. Na cápsula também foram guardados jornais regionais e nacionais com informações desta quinta. Desta forma, fatos contemporâneos serão lembrados ou conhecidos pelas pessoas que tiverem acesso ao material no futuro.

No entanto, além desses objetos, o eterno camisa 10 do Peixe e da seleção brasileira também deixou na cápsula um pedido especial, o qual preferiu não revelar. “Tem uma coisa que eu pedi para Deus e quero ver se acontece. É algo mais profundo. Espero que Deus, que tanto tem me ajudado nesses anos todos, faça com que eu acerte isso”, comentou Pelé, fazendo segredo.

O custo total da obra é de R$ 20 milhões. De acordo com a prefeitura municipal de Santos, mais da metade da construção já está com patrocínios firmados. A previsão inicial é que o Museu Pelé seja entregue em 2012.

artigo originalmente publicado em: http://placar.abril.com.br/selecao-brasileira/pele/noticias/pele-lanca-pedra-fundamental-do-seu-museu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário